UGC



Banner UGC-01Criar um diferencial competitivo para micro e pequenas empresas de serviços automotivos, com ações de modernização que implicam em intervenções nos processos operacionais e gerenciais, buscando a sustentabilidade do negócio, a partir de uma atuação profissional e inovadora dos gestores da empresa.

Foi com este objetivo que surgiu o Projeto de Modernização das Empresas do Setor Automotivo Cearense, intitulado como UGC – Universidade de Gestão Corporativa, um projeto audacioso e inédito realizado pelo Sistema Sincopeças/Assopeças (Ce) em parceria com o Sebrae.

Em sua primeira edição, realizada em 2014/2015, a UGC envolveu um custo de mais de um milhão de reais para qualificar 90 empresas do setor automotivo cearense, com turmas distribuídas em Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, uma oportunidade para que os gestores se desenvolvessem e aplicassem os conhecimentos adquiridos nas mais diversas áreas da empresa, de forma a resolver os gargalos nas atividades que acarretam prejuízos na prestação de serviços, como o descumprimento de prazos, atendimento deficiente ao cliente, desequilíbrio financeiro, má gestão do estoque, entre outros. Através de um programa que concilia a teoria com a prática, a UGC está apoiada sobre sete pilares: Contabilidade, Finanças, Inovação, Marketing, Processos Operacionais, Recursos Humanos e Sustentabilidade. Cada módulo traz ações e ferramentas de trabalho que estimulam o empresariado a realizar intervenções nos processos de suas empresas, trazendo diferenciais de competitividade para as mesmas. Entre um módulo teórico e outro, a realização de consultorias específicas, assegurando que o conteúdo visto em sala de aula esteja sendo implantado e incorporado pela empresa participante.

Um dos elementos de diferenciação da UGC foi a criação de uma Central de Informação para o setor, que serve como um balizador do mercado e referência para comparar os indicadores de desempenho de cada empresa. Esta central é gerenciada dentro do SSA e tem a função de gerir a captação, o processamento, a disseminação das informações e, principalmente, fornecer uma análise do mercado de autopeças. O padrão de indicadores utilizados pela central foi todo desenvolvido no programa de qualificação e implantado durante as consultorias realizadas em cada empresa participante.

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