Parceria entre Sincopeças-SP e Sebrae dá novo impulso ao programa Loja Legal‘Right to Repair’: entenda o movimento que pode aliviar seu bolso e que cresce no Brasil

Parceria visa a promover a otimização do comércio de autopeças em todos seus aspectos gerenciais, inclusive de formalização do negócio perante o mercado de reposição.

O Sincopeças-SP inaugurou na noite de 17 de janeiro sua série de eventos para 2023 com a palestra Preparando sua Empresa para o Digital’, apresentada pelo professor e consultor Douglas Marangoni. O encontrou também deu a largada para a atualização do Programa Peça Legal, idealizado pelo sindicato, e que agora ganha nova dinâmica a partir de parceria firmada com o Sebrae-SP visando a promover a otimização do comércio de autopeças em todos seus aspectos gerenciais, inclusive de formalização do negócio perante o mercado de reposição.

O programa Loja Legal é gratuito e dividido em módulos independentes. “Você pode escolher a capacitação e a oportunidade que melhor vai atender o seu interesse. Os módulos têm certificados e o formato é híbrido, haverá atividades presenciais e remotas”, contou Reginaldo Oliveira, consultor de Negócios do Sebrae-SP.

O programa está comprometido com duas metas centrais: aumentar o faturamento e a produtividade dos varejos participantes. “Para vocês terem uma ideia, em 2022 nosso escritório, através dos projetos, atendeu cerca de 2300 empresas. Elas tiveram um aumento médio de 10% no faturamento e de 18% na produtividade. Isso é muito importante num momento de tantas dificuldades. O programa possui alguns compromissos e o principal deles é o resultado”, acrescentou Reginaldo Oliveira.

Durante o evento, o diretor Técnico do IQA – Instituto da Qualidade AutomotivaSergio Fabiano, fez uma breve apresentação sobre a formulação dos primeiros requisitos para a Certificação Profissional do Vendedor de Autopeças. A norma ABNT para Qualificação do Vendedor de Autopeças foi aprovada sob o número 16.999 e definiu as diretrizes para formação desses importantes profissionais do comércio de autopeças. A partir da norma, o IQA irá certificar os profissionais e, com isso, elevar o grau de qualificação e credibilidade do mercado de reposição perante todos os segmentos do setor automotivo e, em especial, a sociedade em geral.

Também se pronunciaram na abertura do encontro o presidente do Sincopeças-SP, Heber Carvalho; o presidente do Sincopeças Ceará e do Sincopeças Brasil, Ranieri Leitão; e presidente do Sindirepa, Antonio Fiola. Antonio Carlos Beiram, presidente da G&B, recebeu um agradecimento especial pela dedicação com que trabalhou para ajudar a viabilizar o evento.

Consultor de Negócios do Sebrae-SP, Reginaldo Oliveira, apresenta detalhes do PROGRAMA LOJA LEGAL e sua importância para o varejo de autopeças

Programa Loja Legal

Módulo 1

Evento de inauguração com a Palestra Preparando sua Empresa para o Digital’, apresentada em janeiro pelo professor e consultor Douglas Marangoni na sede do Sincopeças-SP.

Módulo 2

Programa Brasil + ALI. Por seis meses as lojas participantes terão o apoio presencial de um Agente Local de Inovação (ALI) que vai trazer ferramentas para trabalhar a inovação na empresa. “Inovação requer redução de custos e aumento de faturamento. As dores que você tem no negócio serão diagnosticadas e os participantes receberão consultorias e outros atendimentos necessários para o momento”, explicou Reginaldo Oliveira.

Módulo 3

Datas comemorativas no mercado que podem ser comerciais. “É importante ter um calendário o ano inteiro lembrando dessas datas comemorativas, você vai aumentar o seu faturamento e aumentar a competitividade do seu negócio. Esse módulo vai ser online e a gente vai definir as datas”, disse Oliveira.

Módulo 4

Redes sociais, que, segundo o consultor de Negócios do Sebrae-SP, são fundamentais: “Todo mundo tem que estar no buscador do Google. Quando alguém tem alguma dúvida hoje vai ao Google, e o seu potencial cliente vai lá também. É importante que você alimente aquela página, tenha fotos, que ela represente de fato o seu negócio. Quando os clientes elogiam, o algoritmo vai promovendo o negócio para que ele apareça nas páginas iniciais, isso dá relevância. Falamos aqui também do WhatsApp Business, do Instagram Comercial e do Facebook, que irão direcionar os seus clientes”.

Módulo 5

Neste módulo o varejista participante vai aprender a criar conteúdo para as mídias digitais. Ele já tem o perfil construído, mas como vai elaborar o conteúdo e ser relevante para obter engajamento? O Sebrae responde.

Módulo 6

Aprenda a montar a sua loja virtual. “Já criamos as redes sociais e agora precisamos levar os clientes para comprar os produtos e serviços que oferecemos. Estamos falando de presença digital, mas o nosso negócio é físico. Não podemos esquecer do design do interior e da fachada, de vitrines e expositores, do 5S, como é a jornada do cliente até o nosso negócio. Nesse caso são consultorias tecnológicas individuais. É você e o consultor. São 16 horas”, acrescentou Reginaldo Oliveira.

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