Inspeção de Segurança Veicular nos Estados Unidos

As inspeções de segurança veicular salvam vidas e melhoram a confiabilidade do veículo. A idade média dos veículos nos Estados Unidos são de 11,9 anos e continua aumentando – os carros estão durando mais. Esse valor econômico é benéfico para o consumidor somente se o veículo estiver operando de acordo com as especificações recomendadas pelo fabricante ou próximo a ele. À medida que o veículo envelhece, os componentes atingem o fim de sua vida útil. As inspeções também promovem empregos e produzem uma força de trabalho produtiva em toda a cadeia de suprimentos do mercado de reposição. As inspeções também promovem a conscientização do consumidor sobre a manutenção adequada do veículo.

O problema

As inspeções de segurança garantem que todos os carros na estrada cumpram um “padrão mínimo de segurança”, principalmente quando se trata de componentes como direção, suspensão, freios e pneus. Por quê ? Porque os componentes do veículo são fundamentais para a segurança: de acordo com a Administração Nacional de Segurança Rodoviária, 35% de todas as colisões de veículos motorizados podem ser atribuídas à falha de um componente do veículo, principalmente pneus ou rodas. Outros 22% estão relacionados aos freios. Considere que, à medida que os veículos envelhecem, suas taxas de falha aumentam. Veículos fabricados em 2009 ou anteriores têm 29% de chance de falha de componente. Sabendo que a idade média dos veículos hoje é de 11,9 anos e envelhecendo (Fonte: Auto Care Factbook 2021), isso deve ser suficiente para se preocupar razoavelmente em manter as inspeções veiculares obrigatórias e atualizadas para garantir a segurança do público automobilístico.

Simplificando, as inspeções de segurança veicular salvam vidas. Como nós sabemos disso? Sabemos pelos dados. Aqui estão apenas alguns exemplos importantes:

  • Na Virgínia , todos os veículos registrados passam por uma inspeção de segurança anual durante a qual os técnicos confirmam os padrões operacionais para 21 sistemas ou elementos do veículo, incluindo freios, pneus e equipamentos de segurança, como piscas. Os dados mais recentes de 2018 mostram: 8.209.716 veículos foram inspecionados e 1.634.740 veículos falharam devido a defeitos críticos de segurança Fonte: Polícia do Estado da Virgínia
  • A Carolina do Sul e o Mississippi eliminaram seu programa de inspeção de segurança em 1995 e 2015, respectivamente. O resultado? Os dois estados tiveram as maiores mortes no trânsito por 100.000 habitantes nos Estados Unidos, com 20,4 e 22,2 mortes. Nos 11 anos após a eliminação do programa, a Carolina do Sul experimentou um aumento de 29,04% nas mortes no trânsito. No ano anterior à eliminação do programa de segurança, houve 607 mortes no trânsito no Mississipi. No ano seguinte, as mortes relacionadas ao trânsito aumentaram para 677.
  • Desde que eliminou seu programa em 2000, a Flórida experimentou um aumento de 63,4% no total de acidentes de trânsito. Em 2000, a Flórida teve 2.920 acidentes de trânsito. No ano seguinte à eliminação do programa, esse número aumentou 21% para 3.533.
  • Um estudo realizado pela Universidade do Texas em 2018 concluiu que os defeitos do veículo têm duas vezes mais chances de resultar em uma fatalidade  do que acidentes sem defeitos. Para exemplos do mundo real de inspeções de segurança, os problemas que eles identificam e dados de estudo adicionais, veja nossa apresentação. The Case for Vehicle Safety Inspections.  

Desafios e oportunidades

Novas tecnologias em veículos como ADAS, veículos conectados e automatizados, software embarcado e telemática criam desafios com inspeções de segurança, bem como oportunidades. Embora essas tecnologias proporcionem segurança, conforto e conveniência ao motorista, elas ainda exigem manutenção para garantir uma operação segura. Uma visão geral dessas tecnologias pode ser encontrada em nossa página de tecnologias emergentes e estamos trabalhando ativamente para padronizar o reparo e a calibração dessas tecnologias para garantir a segurança dos motoristas e o acesso a essas tecnologias para técnicos do setor. O carro conectado requer inspeção, revisão e calibração regulares para garantir que os sistemas estejam alinhados e funcionando corretamente.

Estados com programas de inspeção

Distrito de Columbia

Havaí

Lousiana

Maine

Massachusetts

Maryland

Missouri

Nebraska

New Hampshire

Carolina do Norte

Nova York

Pensilvânia

Rhode Island

Texas

Virgínia

Vermont

Virgína Ocidental

Fonte: Auto Care